Estilo MA

                                                      XING YI TCHUEN - ESTILO "MA"


Shifu Marcello Teixeira




   O estilo "Ma" de Xing Yi Tchuen, desenvolvido pelo clã Ma Hei Kao tem como atividade-fim o desenvolvimento dos princípios de luta corporal do Xing Yi Tchuen em sua forma clássica, seguindo o método de prática e de ensino desenvolvidos pelo mestre Marcello Luis Teixeira – ShíFu Ma Hei Kao.

   Esse estilo representa a família "Ma", ramo brasileiro da família Che, do patriarca Che Yi Zhai, da província de Shan-Xi, China. O trabalho é de caráter marcial, poém se abstém de qualquer competição desportiva e eventos do gênero. Conforme Shifu Marcello Teixeira nos ensinou, o estilo enfoca sempre em seus ensinamentos, as técnicas visando a realidade da defesa pessoal. Nosso objetivo é a divulgação do Xing Yi Tchuen, especificamente a arte da família Ma, como método de combate corpo-a-corpo para o densenvolvimento pessoal dos sujeitos contemporâneos. Isto fazemos através de aulas periódicas ou cursos a qualquer pessoa que, de boa fé e índole correta, esteja interessada em conhecer essa arte marcial.

   O conceito do Clã passa pela definição de um propósito para treinar, além de um método de ensino e prática. Mais do que um método, o Xing Yi da Família Ma é uma mentalidade.

   O Clã foi fundado em 1999 por nosso mestre, então ainda chamado de Professor Marcello Teixeira. Ma Hei Kao iniciou sua prática nas Artes Marciais Chinesas no final da década de ‘70 com o Mestre Wu Chao Xiang. Estudou então duas artes, Ba-Gua e Xing Yi Tchuen, além de praticar a arte do Tan Tui.

   Após anos de estudos e prática, o Prof. Marcello conheceu já nos anos ‘80, o famoso Mestre Chan Kwok Wai, de quem se tornou aluno praticante. Com o mestre oriundo de Hong Kong, aprendeu o Shaolin do Norte (Bei Shaolin), da linhagem do Mestre Kuo Lun Chan (famoso por sua palma de ferro) e posteriormente a arte cantonesa (sul da China) estilo Choy Li Fut, com ênfase no ramo Bok Hsing.

   A partir do início da década de ‘90, a convite do Mestre Wu Chao Xiang, retornou aos estudos do Xing Yi Tchuen, não só da família Che, mas também de outras linhagens, que foram absorvidas ao longo dos anos pelo seu Mestre. Completou sua formação como Shí-Fu e herdeiro de Dr. Wu no ano de 1995. Sendo então batizado com o nome chinês de Ma Hei Kao (Grande Cavalo Negro), entrando assim para a árvore genealógica da família e da arte.

   A partir deste ano, dedicou-se exclusivamente a prática e ao ensino do Xing Yi Tchuen que aprendera com o ShíFu Wu Chao Xiang e ao Chi Kun (força interna), assumindo o compromisso, dado por seu mestre, de difundir sua arte.

   Com o falecimento de nosso mestre em setembro de 2003, sua viúva, Shi-Mo Lícia Maria Teixeira, passou a responsabilidade da família para o mais antigo aluno de Marcello em atividade, o professor Bruno Lima Rocha (Lao Shi Ma Yan). Através deste responsável, estendeu a missão para os demais alunos leais. Na atualidade, o Clã retoma sua estrutura a partir da nova matriz no Rio Grande do Sul.

   Temos o compromisso, a honra, o privilégio e o dever de dar prosseguimento ao trabalho e a senda de Marcello Luís Teixeira. Como este grande homem sempre quis, sua família é formada pelos seus de sangue, seus alunos leais e amigos mais próximos. Por isso o conceito ocidental de Clã (família ampliada) vem de encontro ao conceito chinês de família de arte marcial, Shí. Esta é a forma e a razão de ser do Clã Ma Hei Kao. Sua atividade-fim é o Ma Xing Yi Tchuen, e sua base moral e filosófica têm como guia o exemplo em vida de um brasileiro que reviveu no mundo contemporâneo todos os feitos de um herói chinês clássico.

   Na defesa e ampliação de sua arte, apontamos um caminho árduo de justiça e verdade, construído com lealdade e honra, defendido e aberto a todosque possam interessar-se por seu estudo.