Associação Brasileira
A Associação Brasileira de Xing Yi Tchuen (ABX) é a ONG detentora do uso e dos direitos da arte desenvolvida pelo ramo brasileiro da família Che do Xing Yi Tchuen da província de Shan-xi, chamado de Ma Xing Yi Tchuen ou também como Clã Ma Hei Kao.
É a ABX que promove a autorização para dar aulas, as diplomações segundo a hierarquia da escola do Clã, a abertura de Núcleos, as relações com outras famílias, entidades de arte marcial, áreas correlatas, projetos e vínculos com instituições da sociedade civil ou públicas.
A missão da ABX é desenvolver a arte milenar chegada e mantida em solo brasileiro, buscar meios legais para a proteção e legítima da transmissão do conhecimento do Clã, difundindo a técnica e a filosofia de Marcello e Dr. Wu, a fim de honrar a nobre missão que nos foi entregue pela viúva de nosso mestre, e pelo próprio ainda em vida. Nossa busca incessante é a preservação pura e completa do seu legado.
Para alcançar esse objetivo, a ABX identifica quatro formas não-estanques e não-hierarquizadas de desenvolvimento institucional, social e marcial da arte do Clã:
1. Preservar o Ma Xing Yi Tchuen, a fim de que esta arte possa servir como ferramenta de formação integral do homem e da mulher contemporâneos.
2. Institucionalizar o Ma Xing Yi Tchuen, buscando vínculos com centros de excelência nas áreas pedagógicas e de desenvolvimento técnico. Buscar um intercâmbio e presença cada vez maior em universidades de alto nível. Temos como projeto acadêmico a criação da cátedra de Ma Xing Yi Tchuen nas melhores escolas de educação física da rede brasileira de ensino superior.
3. Integração com nossa família na China, a Che, oriunda da província de Shan-Xi. Através desta, integração e intercâmbio com o conjunto das comunidades de arte marcial tradicional chinesa. O mesmo se dá em solo brasileiro e demais territórios de emigração chinesa. A integração com as colônias oriundas da terra de nosso patriarca, sua milenaridade, a manutenção dos vínculos de honra e lealdade com a cultura de onde fomos gerados é uma necessidade e virtude da Associação.
4. Atender as necessidades urgentes das comunidades carentes dos municípios do entorno de nossa matriz, núcleos e filiais do Clã. Entendemos a importância da arte marcial tradicional chinesa na formação integral de nossa juventude e também compreendemos que, como instituição, temos um dever a cumprir. Difundir a arte, de modo rigoroso e seletivo, gerando exemplos positivos para jovens e famílias em situações de risco é uma meta permanente. Ao vincular esta prática marcial com uma atitude construtiva e solidária, contribuímos para a melhoria da sociedade concreta onde vivemos. Para cumprir a meta, contamos desde trabalho voluntário até convênios com instituições e entidades públicas e privadas, nacionais ou não, que também tenham como missão a melhoria da sociedade e a influência positiva em setores de risco
http://www.xingyitchuen.com.br/wiki/index.php
Atuação comunitária
A Associação Brasileira de Xing Yi Tchuen desenvolve um trabalho social permanente na área da Grande Santa Isabel, 4º distrito de Viamão, periferia da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. As atividades foram iniciadas em maio de 2002, sempre vinculadas às instituições sociais da comunidade. Coordenado com movimentos populares, pastorais sociais e rádio comunitária, oferecemos gratuitamente aulas de Ma Xing Yi Tchuen para os moradores.
Embora não excludente, nosso público alvo é a juventude em idade escolar e, em especial, aqueles/aquelas em situação de risco. Assim como vários outros bairros do entorno da capital gaúcha, nesta área o desemprego é estrutural, as famílias convivem com a subsistência, os projetos sociais de auxílio e a drogadicção. Buscamos, através da prática da arte, transmitindo o mais profundo conteúdo das tradições, agregar nas técnicas uma carga de valores e normas de conduta para os segmentos mais sofridos da sociedade. Trabalhamos basicamente com duas faixas etárias:
Infantil, de 7 a 14 anos
Jovens e adultos: acima de 14 anos (mesma idade padrão do EJA)
Com esta atividade permanente, vinculamos a prática da arte tradicional com as urgentes necessidades do mundo contemporâneo. Uma das metas do Clã, é a de nos afirmarmos como especialistas em extensão social da arte marcial chinesa. Retomamos uma antiga prática, de pôr a arte e a habilidade a serviço do entorno comunitário. Sabemos que esta atividade é uma contribuição dentro de um esforço maior. Mas, temos a certeza de que nossa parte, a estamos cumprindo.
Desde maio de 2002 já oferecemos as aulas em um clube de mães; escola municipal de ensino fundamental; na Igreja matriz da paróquia; em escola estadual de ensino fundamental e médio, dentro do projeto Escola Aberta e em nossa própria sede.
Atualmente, as aulas ocorrem na Igreja matriz e em nossa sede social. Esta, passa por um período de obra, sendo erguido um galpão de mais de 100 m2 e que ficará a serviço da comunidade. Toda a obra vêm sendo levantada na base do mutirão e da ajuda mútua. O processo conta com a participação dos alunos adiantados e comprometidos com a proposta, além de muitos vizinhos e pais de alunos mais novos.
Uma das capacidades da ONG ABX é a prestação de serviços, o que fazemos através das aulas cobradas (não-grátis) de Ma Xing Yi Tchuen. Com esta contribuição, além da ajuda direta de entidades parceiras, vamos concluir a construção da sede e dar andamento aos demais projetos.
A atuação comunitária é uma das quatro metas permanentes da pessoa jurídica do Clã. Mas, para levá-la a contento, necessitamos de ajuda e participação. Contamos com a sede de agir, vontade de realização das pessoas e instituições com preocupação de bem-estar social para serem nossas parceiras nesta e noutras empreitadas do gênero
Assinar:
Postagens (Atom)